132

132

quarta-feira, 28 de maio de 2014

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Criatividade e inovação

O que vem à sua mente quando você pensa sobre a criatividade? Alguns pensam em pessoas muito especiais e que a criatividade envolve talentos extraordinários.

 Associam criatividade com as artes, com a ciência e grandes invenções. Pensam em Leonardo da Vinci, Mozart, Einstein, Picasso, Santos Dumont, Henry Ford e Steve Jobs.

Estas pessoas certamente realizaram coisas notáveis, com impactos profundos e duradouros sobre nossas vidas. Mas há outras valiosas expressões de criatividade que se incorporaram ao nosso cotidiano, mas que não são lembradas quando se fala em criatividade.

Muito do que você hoje olha como trivial e corriqueiro, já foi considerado uma notável invenção na ocasião de sua introdução. Refiro-me a invenções simples, mas que se tornaram indispensáveis, como a escada, a tesoura, a chave de fenda, o lápis, o carrinho de supermercado, etc.

Da mesma forma, presenciamos diariamente valiosas expressões de criatividade em todos os setores de atividade como artesanato, indústria, comércio, diversão, etc.

Esta diversidade de manifestações criativas explica as dezenas de definições para o termo criatividade. A criatividade tem significados distintos para diferentes pessoas e pode ser definida segundo a perspectiva limitada de diferentes disciplinas como negócios, ciências, música, artes plásticas, teatro, dança e arquitetura.

Numa perspectiva bastante abrangente, a criatividade pode ser definida como o processo mental de geração de novas idéias por indivíduos ou grupos.

Uma nova idéia pode ser um novo produto, uma nova peça de arte, um novo método ou a solução de um problema. Esta definição tem uma implicação importante, pois, como processo, a criatividade pode ser estudada, compreendida e aperfeiçoada. Ela tira da criatividade aquela áurea de um evento mágico, místico e transcendental; um beijo de Deus na sua testa.

Ser criativo é ter a habilidade de gerar idéias originais e úteis e solucionar os problemas doDescrição: Balão Montgolfier dia-a-dia. É olhar para as mesmas coisas como todo mundo, mas ver e pensar algo diferente.

 O balão de ar quente foi inventado pelos irmãos Joseph e Etienne Montgolfier em 1783. A idéia teria ocorrido a Joseph ao ver a camisola de sua mulher levitar, depois que ela a colocara perto do forno para secar. Daí teria vindo a idéia de construir um grande invólucro em forma de pêra, de papel e seda, com uma abertura na base para ser inflado com a fumaça de palha queimada. Milhões de pessoas já tinham visto este fenômeno, mas somente os irmãos Montgolfier tiraram proveito prático desta observação. Eles viram muito mais do que uma camisola flutuando – isto é criatividade.


Inovação e criatividade são a mesma coisa?

A resposta é não.
Criatividade é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas e valiosas.

Inovação é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações.

 Os conceitos de produto, processo e prática são totalmente genéricos, se aplicando a todos os campos da atividade humana, como indústria, comércio, governo, medicina, engenharia, artes, entretenimento, etc. O termo implementação implica em ação: só há inovação quando a nova idéia é julgada valiosa e colocada em prática.

Os irmãos Montgolfier transformaram a observação de uma camisola flutuando num balão – isto é inovação.
Nem sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo mas, com muita freqüência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes.
A invenção do radar é uma combinação de elementos conhecidos: ondas de rádio, amplificadores e osciloscópios. Algumas importantes inovações consistem de novos usos para objetos e tecnologias existentes. Um bom exemplo é o uso da Internet pelos bancos, permitindo aos clientes o acesso direto aos serviços bancários. Outro exemplo: o uso do telefone celular para monitoramento de portadores de doenças cardíacas.


domingo, 25 de maio de 2014

RESPONSABILIDADE TECNICA DO TECNICO EM ANALISES CLINICA

Responsabilidade técnica

Os profissionais de nível médio não podem em hipótese alguma liberar laudo, resultados ou perícias bem como responder sobre o laboratório.
 As competências legais para isso competem ao profissional de nível superior, que possui a competência legal para liberar resultados, laudos ou perícias bem como as responsabilidades civis e penais sobre os erros cometidos por eles e pelos técnicos que os auxiliam.

 Estes profissionais de nível superior possuem o TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) sobre o laboratório que são responsáveis em número máximo de dois. Os profissionais de nível superior quando iniciam o seu trabalho no laboratório, fazem o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao conselho a qual é subordinado.
Ao terminar o vinculo empregatício com o laboratório e deixar de ser o responsável técnico de nível superior pelo laboratório, este deve dar baixa no ART e no TRT para que possa assumir outro laboratório, o que está previsto no Código de Ética.
 Os ARTs são comprovações de que o profissional possui experiência e atuou na área de laboratório junto aos Conselhos e possui vínculo com o laboratório ou possuiu em data anterior.
Só podem ter o TRT ou ART os profissionais de nível superior habilitados a exercer a atividade de laboratório, porém não é obrigatório, até o presente momento, aos técnicos de Análises Clinicas se registrarem junto ao Conselho Regional de Farmácia, de Química ou de Biomedicina para poderem exercer a atividade de técnico. O profissional, mesmo possuidor do curso técnico de análises clínicas (nomenclatura oficial brasileira, aceita atualmente para todas as denominações anteriores, conforme caderno de cursos técnicos do MEC (Ministério da Educação), se não estiver registrado junto ao Conselho Regional de Farmácia, conforme previsto na Lei Federal 3820 de 11 de novembro de 1960, Art 14, § único, letra a, está no exercício irregular da profissão, o que configura crime.

Referências

  • Resolução 12, de 19 de junho de 1993 do CFBio (Conselho Federal de Biologia) - (Dispõe sobre a regulamentação para a concessão de Termo de Responsabilidade Técnica em Análises Clínicas e dá outras providências ao biólogo.[1]. Acessado em 01/01/2010
  • Lei Federal 3.820 de 11 de novembro de 1960 - Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras Providências.

MAIORES EMPREENDEDORES DO BRASIL

Quem são os maiores empreendedores brasileiros deste século? 

Quais os homens que fizeram a diferença na construção e na reconstrução do capitalismo nacional? 
A EXAME fez essas perguntas a dezenas de representantes do mundo corporativo ao longo das últimas semanas.
sobre a lista. Ao final, sobraram 20 nomes.
O resultado vai muito além de histórias pessoais e isoladas, construídas com base em trabalho, perseverança e inovação.
O que se tem é o retrato das extraordinárias mudanças pelas quais o Brasil passou no decorrer dos últimos 100 anos. Nada - ou quase nada - sobrou do país de Francesco Matarazzo, o personagem que abre a série dos 20 empreendedores nacionais.
Em 1902, quando o imigrante italiano que mais tarde ganharia o título de conde fundou a Metalúrgica Matarazzo, o Rio de Janeiro era a capital da República, o café ainda era a base da economia e toda a população do país era formada por não mais que 18 milhões de pessoas.
O Brasil de empreendedores como Jorge Paulo Lemann, Jorge Gerdau e Abilio Diniz é outro. É o país que, cada vez mais, tenta se movimentar de acordo com a lógica do mundo globalizado. Três banqueiros aparecem na lista: Amador Aguiar, do Bradesco; Olavo Setubal, do Itaú; e Walther Moreira Salles, do Unibanco.
Há também três representantes da mídia: Assis Chateaubriand, o polêmico criador dos Diários Associados e pioneiro da televisão no país; Victor Civita, o fundador da Editora Abril, que edita a EXAME; e Roberto Marinho, das Organizações Globo. Sebastião Camargo, da Camargo Corrêa, e Norberto Odebrecht, da Odebrecht, aparecem como os grandes empreiteiros brasileiros. 

sexta-feira, 23 de maio de 2014

MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Considera-se MEI o empresário individual a que se refere o art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil, que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 60.000,00 mil reais,  seja optante pelo Simples Nacional e exerça atividade permitida ao MEI.


1.    A Lei Complementar no. 128/2008 que alterou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123/2006).


A Resolução 58/2009, atualizada pela Resolução 78/2010, regulamentou o capítulo da Lei Complementar nº 128/08 que criou o Empreendedor Individual e suas atividades, figura jurídica que entra em vigor dia 1º de julho de 2009.
A
§  ABATEDOR DE AVES
§  ABATEDOR DE AVES COM COMERCIALIZAÇÃO DO PRODUTO
§  ACABADOR DE CALÇADOS
§  AÇOUGUEIRO
§  ADESTRADOR DE ANIMAIS
§  ADESTRADOR DE CÃES DE GUARDA
§  AGENTE DE CORREIO FRANQUEADO
§  AGENTE DE VIAGENS
§  AGENTE FUNERÁRIO
§  AGENTE MATRIMONIAL
§  ALFAIATE
§  ALINHADOR DE PNEUS
§  AMOLADOR DE ARTIGOS DE CUTELARIA
§  ANIMADOR DE FESTAS
§  ANTIQUÁRIO
§  APLICADOR AGRÍCOLA
§  APURADOR, COLETOR E FORNECEDOR DE RECORTES DE MATÉRIAS PUBLICADAS EM JORNAIS E REVISTAS
§  ARMADOR DE FERRAGENS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
§  ARQUIVISTA DE DOCUMENTOS
§  ARTESÃO DE BIJUTERIAS
§  ARTESÃO EM BORRACHA
§  ARTESÃO EM CERÂMICA
§  ARTESÃO EM CIMENTO
§  ARTESÃO EM CORTIÇA, BAMBU E AFINS
§  ARTESÃO EM COURO
§  ARTESÃO EM GESSO
§  ARTESÃO EM LOUÇAS, VIDRO E CRISTAL
§  ARTESÃO EM MADEIRA
§  ARTESÃO EM MÁRMORE, GRANITO, ARDÓSIA E OUTRAS PEDRAS
§  ARTESÃO EM METAIS
§  ARTESÃO EM METAIS PRECIOSOS
§  ARTESÃO EM OUTROS MATERIAIS
§  ARTESÃO EM PAPEL
§  ARTESÃO EM PLÁSTICO
§  ARTESÃO EM VIDRO
§  ASTRÓLOGO
§  AZULEJISTA
B
§  BALANCEADOR DE PNEUS
§  BALEIRO
§  BANHISTA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS
§  BARBEIRO
§  BARQUEIRO
§  BARRAQUEIRO
§  BIKEBOY (CICLISTA MENSAGEIRO)
§  BIKE PROPAGANDISTA
§  BOLACHEIRO/BISCOITEIRO
§  BOMBEIRO HIDRÁULICO
§  BONELEIRO (FABRICANTE DE BONÉS)
§  BORDADEIRA
§  BORRACHEIRO
§  BRITADOR
C
§  CABELEIREIRO
§  CALAFETADOR
§  CAMINHONEIRO DE CARGAS NÃO PERIGOSAS
§  CANTOR/MÚSICO INDEPENDENTE
§  CAPOTEIRO
§  CARPINTEIRO
§  CARPINTEIRO INSTALADOR
§  CARREGADOR (VEÍCULOS DE TRANSPORTES TERRESTRES)
§  CARREGADOR DE MALAS
§  CARROCEIRO - COLETA DE ENTULHOS E RESÍDUOS
§  CARROCEIRO - TRANSPORTE DE CARGA
§  CARROCEIRO - TRANSPORTE DE MUDANÇA
§  CARTAZISTA, PINTOR DE FAIXAS PUBLICITÁRIAS E DE LETRAS
§  CHAPELEIRO
§  CHAVEIRO
§  CHOCOLATEIRO
§  CHURRASQUEIRO AMBULANTE
§  CHURRASQUEIRO EM DOMICÍLIO
§  CLICHERISTA
§  COBRADOR DE DÍVIDAS
§  COLCHOEIRO
§  COLETOR DE RESÍDUOS NÃO-PERIGOSOS
§  COLETOR DE RESÍDUOS PERIGOSOS
§  COLOCADOR DE PIERCING
§  COLOCADOR DE REVESTIMENTOS
§  COMERCIANTE DE INSETICIDAS E RATICIDAS
§  COMERCIANTE DE PRODUTOS PARA PISCINAS
§  COMERCIANTE DE ANIMAIS VIVOS E DE ARTIGOS E ALIMENTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS DE ARMARINHO
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS DE BEBÊ
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS DE CAÇA, PESCA E CAMPING
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS DE CAMA, MESA E BANHO
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS DE COLCHOARIA
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS DE CUTELARIA
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS DE ILUMINAÇÃO
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS DE JOALHERIA
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS DE ÓPTICA
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS DE RELOJOARIA
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS DE TAPEÇARIA, CORTINAS E PERSIANAS
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS DE VIAGEM
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS DO VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS ERÓTICOS
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS ESPORTIVOS
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS FOTOGRÁFICOS E PARA FILMAGEM
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS FUNERÁRIOS
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS MÉDICOS E ORTOPÉDICOS
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS PARA HABITAÇÃO
§  COMERCIANTE DE ARTIGOS USADOS
§  COMERCIANTE DE BEBIDAS
§  COMERCIANTE DE BICICLETAS E TRICICLOS; PEÇAS E ACESSÓRIOS
§  COMERCIANTE DE BIJUTERIAS E ARTESANATOS
§  COMERCIANTE DE BRINQUEDOS E ARTIGOS RECREATIVOS
§  COMERCIANTE DE CAL, AREIA, PEDRA BRITADA, TIJOLOS E TELHAS
§  COMERCIANTE DE CALÇADOS
§  COMERCIANTE DE CARVÃO E LENHA
§  COMERCIANTE DE CESTAS DE CAFÉ DA MANHÃ
§  COMERCIANTE DE COSMÉTICOS E ARTIGOS DE PERFUMARIA
§  COMERCIANTE DE DISCOS, CDS, DVDS E FITAS
§  COMERCIANTE DE ELETRODOMÉSTICOS E EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E VÍDEO
§  COMERCIANTE DE EMBALAGENS
§  COMERCIANTE DE EQUIPAMENTOS DE TELEFONIA E COMUNICAÇÃO
§  COMERCIANTE DE EQUIPAMENTOS E SUPRIMENTOS DE INFORMÁTICA
§  COMERCIANTE DE EQUIPAMENTOS PARA ESCRITÓRIO
§  COMERCIANTE DE EXTINTORES DE INCÊNDIO
§  COMERCIANTE DE FERRAGENS E FERRAMENTAS
§  COMERCIANTE DE FLORES, PLANTAS E FRUTAS ARTIFICIAIS
§  COMERCIANTE DE FOGOS DE ARTIFÍCIO
§  COMERCIANTE DE GÁS LIQÜEFEITO DE PETRÓLEO (GLP)
§  COMERCIANTE DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E ACESSÓRIOS
§  COMERCIANTE DE LATICÍNIOS
§  COMERCIANTE DE LUBRIFICANTES
§  COMERCIANTE DE MADEIRA E ARTEFATOS
§  COMERCIANTE DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EM GERAL
§  COMERCIANTE DE MATERIAIS HIDRÁULICOS
§  COMERCIANTE DE MATERIAL ELÉTRICO
§  COMERCIANTE DE MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS
§  COMERCIANTE DE MIUDEZAS E QUINQUILHARIAS
§  COMERCIANTE DE MOLDURAS E QUADROS
§  COMERCIANTE DE MÓVEIS
§  COMERCIANTE DE OBJETOS DE ARTE
§  COMERCIANTE DE PEÇAS E ACESSÓRIOS NOVOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES
§  COMERCIANTE DE PEÇAS E ACESSÓRIOS PARA APARELHOS ELETROELETRÔNICOS PARA USO DOMÉSTICO
§  COMERCIANTE DE PEÇAS E ACESSÓRIOS PARA MOTOCICLETAS E MOTONETAS
§  COMERCIANTE DE PEÇAS E ACESSÓRIOS USADOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES
§  COMERCIANTE DE PERUCAS
§  COMERCIANTE DE PLANTAS, FLORES NATURAIS, VASOS E ADUBOS
§  COMERCIANTE DE PNEUMÁTICOS E CÂMARAS-DE-AR
§  COMERCIANTE DE PRODUTOS DE LIMPEZA
§  COMERCIANTE DE PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO
§  COMERCIANTE DE PRODUTOS DE TABACARIA
§  COMERCIANTE DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS HOMEOPÁTICOS
§  COMERCIANTE DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS, COM MANIPULAÇÃO DE FÓRMULAS
§  COMERCIANTE DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS, SEM MANIPULAÇÃO DE FÓRMULAS
§  COMERCIANTE DE PRODUTOS NATURAIS
§  COMERCIANTE DE PRODUTOS PARA FESTAS E NATAL
§  COMERCIANTE DE PRODUTOS RELIGIOSOS
§  COMERCIANTE DE REDES PARA DORMIR
§  COMERCIANTE DE SISTEMA DE SEGURANÇA RESIDENCIAL
§  COMERCIANTE DE TECIDOS
§  COMERCIANTE DE TINTAS E MATERIAIS PARA PINTURA
§  COMERCIANTE DE TOLDOS E PAPEL DE PAREDE
§  COMERCIANTE DE VIDROS
§  COMPOTEIRO
§  CONCRETEIRO
§  CONFECCIONADOR DE CARIMBOS
§  CONFECCIONADOR DE FRALDAS DESCARTÁVEIS
§  CONFEITEIRO
§  CONTADOR/TÉCNICO CONTÁBIL
§  COSTUREIRA DE ROUPAS, EXCETO SOB MEDIDA
§  COSTUREIRA DE ROUPAS, SOB MEDIDA
§  COVEIRO
§  COZINHEIRA QUE FORNECE REFEIÇÕES PRONTAS E EMBALADAS PARA CONSUMO
§  CRIADOR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS
§  CRIADOR DE PEIXES ORNAMENTAIS EM ÁGUA DOCE
§  CRIADOR DE PEIXES ORNAMENTAIS EM ÁGUA SALGADA
§  CROCHETEIRA
§  CUIDADOR DE IDOSOS E ENFERMOS
§  CUNHADOR DE MOEDAS E MEDALHAS
§  CURTIDOR DE COURO
§  CUSTOMIZADOR DE ROUPAS
D
§  DEDETIZADOR
§  DEPILADORA
§  DIGITADOR
§  DISC JOCKEY (DJ) OU VIDEO JOCKEY (VJ)
§  DISTRIBUIDOR DE ÁGUA POTÁVEL EM CAMINHÃO PIPA
§  DOCEIRA
§  DUBLADOR
E
§  EDITOR DE JORNAIS
§  EDITOR DE LISTA DE DADOS E DE OUTRAS INFORMAÇÕES
§  EDITOR DE LIVROS
§  EDITOR DE REVISTAS
§  EDITOR DE VÍDEO
§  ELETRICISTA DE AUTOMÓVEIS
§  ELETRICISTA EM RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
§  ENCADERNADOR/PLASTIFICADOR
§  ENCANADOR
§  ENGRAXATE
§  ENTREGADOR DE MALOTES
§  ENVASADOR E EMPACOTADOR
§  ESTAMPADOR DE PEÇAS DO VESTUÁRIO
§  ESTETICISTA
§  ESTETICISTA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS
§  ESTOFADOR
F
§  FABRICANTE DE ABSORVENTES HIGIÊNICOS
§  FABRICANTE DE AÇÚCAR MASCAVO
§  FABRICANTE DE ÁGUAS NATURAIS
§  FABRICANTE DE ALIMENTOS PRONTOS CONGELADOS
§  FABRICANTE DE AMIDO E FÉCULAS DE VEGETAIS
§  FABRICANTE DE ARTEFATOS DE FUNILARIA
§  FABRICANTE DE ARTEFATOS ESTAMPADOS DE METAL
§  FABRICANTE DE ARTEFATOS PARA PESCA E ESPORTE
§  FABRICANTE DE ARTEFATOS TÊXTEIS PARA USO DOMÉSTICO
§  FABRICANTE DE ARTIGOS DE CUTELARIA
§  FABRICANTE DE AVIAMENTOS PARA COSTURA
§  FABRICANTE DE BALAS, CONFEITOS E FRUTAS CRISTALIZADAS
§  FABRICANTE DE BOLSAS/BOLSEIRO
§  FABRICANTE DE BRINQUEDOS NÃO ELETRÔNICOS
§  FABRICANTE DE CALÇADOS DE BORRACHA, MADEIRA E TECIDOS E FIBRAS
§  FABRICANTE DE CALÇADOS DE COURO
§  FABRICANTE DE CHÁ
§  FABRICANTE DE CINTOS/CINTEIRO
§  FABRICANTE DE CONSERVAS DE FRUTAS
§  FABRICANTE DE CONSERVAS DE LEGUMES E OUTROS VEGETAIS
§  FABRICANTE DE DESINFESTANTES
§  FABRICANTE DE EMBALAGENS DE CARTOLINA E PAPEL-CARTÃO
§  FABRICANTE DE EMBALAGENS DE MADEIRA
§  FABRICANTE DE EMBALAGENS DE PAPEL
§  FABRICANTE DE ESPECIARIAS
§  FABRICANTE DE ESQUADRIAS METÁLICAS
§  FABRICANTE DE FIOS DE ALGODÃO
§  FABRICANTE DE FIOS DE LINHO, RAMI, JUTA, SEDA E LÃ
§  FABRICANTE DE FUMO E DERIVADOS DO FUMO
§  FABRICANTE DE GELÉIA DE MOCOTÓ
§  FABRICANTE DE GELO COMUM
§  FABRICANTE DE GUARDA-CHUVAS E SIMILARES
§  FABRICANTE DE GUARDANAPOS E COPOS DE PAPEL
§  FABRICANTE DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
§  FABRICANTE DE JOGOS RECREATIVOS
§  FABRICANTE DE LATICÍNIOS
§  FABRICANTE DE LETREIROS, PLACAS E PAINÉIS NÃO LUMINOSOS
§  FABRICANTE DE LUMINÁRIAS E OUTROS EQUIPAMENTOS DE ILUMINAÇÃO
§  FABRICANTE DE MALAS
§  FABRICANTE DE MASSAS ALIMENTÍCIAS
§  FABRICANTE DE MEIAS
§  FABRICANTE DE MOCHILAS E CARTEIRAS
§  FABRICANTE DE PAINÉIS E LETREIROS LUMINOSOS
§  FABRICANTE DE PÃO DE QUEIJO CONGELADO
§  FABRICANTE DE PAPEL
§  FABRICANTE DE PARTES DE PEÇAS DO VESTUÁRIO - FACÇÃO
§  FABRICANTE DE PARTES DE ROUPAS ÍNTIMAS - FACÇÃO
§  FABRICANTE DE PARTES DE ROUPAS PROFISSIONAIS - FACÇÃO
§  FABRICANTE DE PARTES PARA CALÇADOS
§  FABRICANTE DE PRODUTOS DE PERFUMARIA E DE HIGIENE PESSOAL
§  FABRICANTE DE PRODUTOS DE POLIMENTO
§  FABRICANTE DE PRODUTOS DE SOJA
§  FABRICANTE DE PRODUTOS DE TECIDO NÃO TECIDO PARA USO ODONTO-MÉDICO-HOSPITALAR
§  FABRICANTE DE PRODUTOS DERIVADOS DE CARNE
§  FABRICANTE DE PRODUTOS DERIVADOS DO ARROZ
§  FABRICANTE DE RAPADURA E MELAÇO
§  FABRICANTE DE REFRESCOS, XAROPES E PÓS PARA REFRESCOS
§  FABRICANTE DE ROUPAS ÍNTIMAS
§  FABRICANTE DE SABÕES E DETERGENTES SINTÉTICOS
§  FABRICANTE DE SUCOS DE FRUTAS, HORTALIÇAS E LEGUMES
§  FABRICANTE DE VELAS, INCLUSIVE DECORATIVAS
§  FARINHEIRO DE MANDIOCA
§  FARINHEIRO DE MILHO
§  FERRAMENTEIRO
§  FERREIRO/FORJADOR
§  FILMADOR
§  FORNECEDOR DE ALIMENTOS PREPARADOS PARA EMPRESAS
§  FOSSEIRO (LIMPADOR DE FOSSA)
§  FOTOCOPIADOR
§  FOTÓGRAFO
§  FOTÓGRAFO AÉREO
§  FOTÓGRAFO SUBMARINO
§  FUNILEIRO / LANTERNEIRO
G
§  GALVANIZADOR
§  GESSEIRO
§  GRAVADOR DE CARIMBOS
§  GUARDADOR DE MÓVEIS
§  GUIA DE TURISMO
§  GUINCHEIRO (REBOQUE DE VEÍCULOS)
H
§  HUMORISTA
I
§  INSTALADOR DE ANTENAS DE TV
§  INSTALADOR DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DOMICILIAR E EMPRESARIAL, SEM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA E SEGURANÇA
§  INSTALADOR DE EQUIPAMENTOS PARA ORIENTAÇÃO À NAVEGAÇÃO MARÍTIMA, FLUVIAL E LACUSTRE
§  INSTALADOR DE ISOLANTES ACÚSTICOS E DE VIBRAÇÃO
§  INSTALADOR DE ISOLANTES TÉRMICOS
§  INSTALADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS
§  INSTALADOR DE PAINÉIS PUBLICITÁRIOS
§  INSTALADOR DE REDE DE COMPUTADORES
§  INSTALADOR DE SISTEMA DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO
§  INSTALADOR E REPARADOR DE ACESSÓRIOS AUTOMOTIVOS
§  INSTALADOR E REPARADOR DE ELEVADORES, ESCADAS E ESTEIRAS ROLANTES
§  INSTALADOR E REPARADOR DE SISTEMAS CENTRAIS DE AR CONDICIONADO, DE VENTILAÇÃO E REFRIGERAÇÃO
§  INSTRUTOR DE ARTE E CULTURA EM GERAL
§  INSTRUTOR DE ARTES CÊNICAS
§  INSTRUTOR DE CURSOS GERENCIAIS
§  INSTRUTOR DE CURSOS PREPARATÓRIOS
§  INSTRUTOR DE IDIOMAS
§  INSTRUTOR DE INFORMÁTICA
§  INSTRUTOR DE MÚSICA
J
§  JARDINEIRO
§  JORNALEIRO
L
§  LAPIDADOR
§  LAVADEIRA DE ROUPAS
§  LAVADEIRA DE ROUPAS PROFISSIONAIS
§  LAVADOR E POLIDOR DE CARRO
§  LAVADOR DE ESTOFADO E SOFÁ
§  LIVREIRO
§  LOCADOR DE ANDAIMES
§  LOCADOR DE APARELHOS DE JOGOS ELETRÔNICOS
§  LOCADOR DE EQUIPAMENTOS CIENTÍFICOS, MÉDICOS E HOSPITALARES, SEM OPERADOR
§  LOCADOR DE EQUIPAMENTOS RECREATIVOS E ESPORTIVOS
§  LOCADOR DE FITAS DE VÍDEO, DVDS E SIMILARES
§  LOCADOR DE LIVROS, REVISTAS, PLANTAS E FLORES
§  LOCADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS SEM OPERADOR
§  LOCADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO SEM OPERADOR, EXCETO ANDAIMES
§  LOCADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA ESCRITÓRIO
§  LOCADOR DE MATERIAL MÉDICO
§  LOCADOR DE MÓVEIS E UTENSÍLIOS, INCLUSIVE PARA FESTAS
§  LOCADOR DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
§  LOCADOR DE OBJETOS DO VESTUÁRIO, JÓIAS E ACESSÓRIOS
§  LOCADOR DE OUTRAS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS COMERCIAIS E INDUSTRIAIS NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE, SEM OPERADOR
§  LOCADOR DE PALCOS, COBERTURAS E OUTRAS ESTRUTURAS DE USO TEMPORÁRIO, EXCETO ANDAIMES
§  LOCUTOR DE MENSAGENS FONADAS E AO VIVO
M
§  MÁGICO
§  MANICURE/PEDICURE
§  MAQUIADOR
§  MARCENEIRO
§  MARMITEIRO
§  MECÂNICO DE MOTOCICLETAS E MOTONETAS
§  MECÂNICO DE VEÍCULOS
§  MERCEEIRO/VENDEIRO
§  MERGULHADOR (ESCAFANDRISTA)
§  MESTRE DE OBRAS
§  MOENDEIRO
§  MONTADOR DE MÓVEIS
§  MONTADOR E INSTALADOR DE SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE ILUMINAÇÃO E SINALIZAÇÃO EM VIAS PÚBLICAS, PORTOS E AEROPORTOS
§  MOTOBOY
§  MOTOTAXISTA
§  MOVELEIRO
§  MOVELEIRO DE MÓVEIS METÁLICOS
O
§  OLEIRO
§  OPERADOR DE MARKETING DIRETO
§  ORGANIZADOR MUNICIPAL DE EXCURSÕES EM VEÍCULO PRÓPRIO
§  OURIVES
P
§  PADEIRO
§  PANFLETEIRO
§  PAPELEIRO
§  PASTILHEIRO
§  PEDREIRO
§  PEIXEIRO
§  PINTOR DE AUTOMÓVEIS
§  PINTOR DE PAREDE
§  PIPOQUEIRO
§  PIROTÉCNICO
§  PIZZAIOLO EM DOMICÍLIO
§  POCEIRO/CISTERNEIRO/CACIMBEIRO
§  PRODUTOR DE PEDRAS PARA CONSTRUÇÃO, NÃO ASSOCIADA À EXTRAÇÃO
§  PROFESSOR PARTICULAR
§  PROMOTOR DE EVENTOS
§  PROMOTOR DE TURISMO LOCAL
§  PROMOTOR DE VENDAS
§  PROPRIETÁRIO DE ALBERGUE NÃO ASSISTENCIAL
§  PROPRIETÁRIO DE BAR E CONGÊNERES
§  PROPRIETÁRIO DE CAMPING
§  PROPRIETÁRIO DE CANTINAS
§  PROPRIETÁRIO DE CARRO DE SOM PARA FINS PUBLICITÁRIOS
§  PROPRIETÁRIO DE CASA DE CHÁ
§  PROPRIETÁRIO DE CASA DE SUCOS
§  PROPRIETÁRIO DE CASAS DE FESTAS E EVENTOS
§  PROPRIETÁRIO DE ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS
§  PROPRIETÁRIO DE FLIPERAMA
§  PROPRIETÁRIO DE HOSPEDARIA
§  PROPRIETÁRIO DE LANCHONETE
§  PROPRIETÁRIO DE PENSÃO
§  PROPRIETÁRIO DE RESTAURANTE
§  PROPRIETÁRIO DE SALA DE ACESSO À INTERNET
§  PROPRIETÁRIO DE SALÃO DE JOGOS DE SINUCA E BILHAR
Q
§  QUEIJEIRO/MANTEIGUEIRO
§  QUITANDEIRO
§  QUITANDEIRO AMBULANTE
R
§  RECARREGADOR DE CARTUCHOS PARA EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA
§  RECICLADOR DE BORRACHA, MADEIRA, PAPEL E VIDRO
§  RECICLADOR DE MATERIAIS METÁLICOS, EXCETO ALUMÍNIO
§  RECICLADOR DE MATERIAIS PLÁSTICOS
§  RECICLADOR DE SUCATAS DE ALUMÍNIO
§  REDEIRO
§  RELOJOEIRO
§  REMOVEDOR E EXUMADOR DE CADÁVER
§  RENDEIRA
§  REPARADOR DE APARELHOS E EQUIPAMENTOS PARA DISTRIBUIÇÃO E CONTROLE DE ENERGIA ELÉTRICA
§  REPARADOR DE ARTIGOS E ACESSÓRIOS DO VESTUÁRIO
§  REPARADOR DE BALANÇAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS
§  REPARADOR DE BATERIAS E ACUMULADORES ELÉTRICOS, EXCETO PARA VEÍCULOS
§  REPARADOR DE BICICLETA
§  REPARADOR DE BRINQUEDOS
§  REPARADOR DE CORDAS, VELAMES E LONAS
§  REPARADOR DE EMBARCAÇÕES PARA ESPORTE E LAZER
§  REPARADOR DE EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS
§  REPARADOR DE EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS, EXCETO VÁLVULAS
§  REPARADOR DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES NÃO-ELETRÔNICOS
§  REPARADOR DE EXTINTOR DE INCÊNDIO
§  REPARADOR DE FILTROS INDUSTRIAIS
§  REPARADOR DE GERADORES, TRANSFORMADORES E MOTORES ELÉTRICOS
§  REPARADOR DE GUARDA CHUVA E SOMBRINHAS
§  REPARADOR DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
§  REPARADOR DE MÁQUINAS DE ESCREVER, CALCULAR E DE OUTROS EQUIPAMENTOS NÃO-ELETRÔNICOS PARA ESCRITÓRIO
§  REPARADOR DE MÁQUINAS E APARELHOS DE REFRIGERAÇÃO E VENTILAÇÃO PARA USO INDUSTRIAL E COMERCIAL
§  REPARADOR DE MÁQUINAS E APARELHOS PARA A INDÚSTRIA GRÁFICA
§  REPARADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA A INDÚSTRIA DA MADEIRA
§  REPARADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA A INDÚSTRIA TÊXTIL, DO VESTUÁRIO, DO COURO E CALÇADOS
§  REPARADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA AGRICULTURA E PECUÁRIA
§  REPARADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA AS INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS, BEBIDAS E FUMO
§  REPARADOR DE MÁQUINAS MOTRIZES NÃO-ELÉTRICAS
§  REPARADOR DE MÁQUINAS PARA BARES E LANCHONETES
§  REPARADOR DE MÁQUINAS PARA ENCADERNAÇÃO
§  REPARADOR DE MÁQUINAS, APARELHOS E EQUIPAMENTOS PARA INSTALAÇÕES TÉRMICAS
§  REPARADOR DE MÓVEIS
§  REPARADOR DE PANELAS (PANELEIRO)
§  REPARADOR DE TANQUES, RESERVATÓRIOS METÁLICOS E CALDEIRAS, EXCETO PARA VEÍCULOS
§  REPARADOR DE TOLDOS E PERSIANAS
§  REPARADOR DE TONÉIS, BARRIS E PALETES DE MADEIRA
§  REPARADOR DE TRATORES