O que é Projeto:
Projeto é um plano para a realização de um ato e também pode significar desígnio, intenção, esboço.
Esta é uma palavra oriunda do termo em latimprojectum que significa “algo lançado à frente”. Por esse motivo, projeto também pode ser uma redação provisória de uma medida qualquer que vai ser realizada no futuro.
Um projeto de lei é uma proposta apresentada para ser discutida e convertida em lei. Consiste em um texto que é escrito e que para se transformar em lei, depende de aprovação.
Um projeto pode ser um plano geral de uma determinada obra, e é constituído por um conjunto de documentos que contêm as instruções e determinações necessárias para definir a construção de um edifício ou outra obra. Um projeto consta de peças desenhadas, memória descritiva, medições, orçamento e caderno de encargos. Um projeto final de uma obra deve conter todos os documentos técnicos necessários para a construção de um edifício ou a execução de uma outra obra.
Na filosofia existencial, um projeto é aquilo para que tende o homem e é constitutivo do eu verdadeiro.
Projeto de pesquisa
Projeto de pesquisa é um documento elaborado pelo pesquisador, no qual este apresenta as ideias centrais da pesquisa. No projeto de pesquisa devem ser abordadas áreas como o tema, formulação do problema, objetivos, metodologia adotada na pesquisa, etc.
Projeto social
Um projeto social é um plano ou um esforço solidário que tem como objetivo melhorar um ou mais aspectos de uma sociedade. Normalmente tem como objetivo ajudar um grupo mais desfavorecido ou discriminado (sem-abrigo, dependentes químicos, etc). Muitos projetos sociais são ONGs ou são criados por esse tipo de organização, com o objetivo de mudar uma realidade existente. Estas iniciativas potenciam a cidadania e consciência social dos indivíduos, envolvendo-os na construção de um futuro melhor.




Epígrafe
Resumo na Língua Vernácula
Exemplo de Resumo:

Ilustrações

PROJETO – ELABORAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA
Segundo
a ABNT NBR 15287/2011 é parte integrante da pesquisa. O objetivo fundamental da
pesquisa é descobrir respostas para os problemas mediante o emprego de
procedimentos científicos.
Para
alcançar este objetivo é necessário fazer um planejamento utilizando-se o
projeto de pesquisa que se constitui nos procedimentos e planos de ação do
Trabalho Final de Conclusão de Curso (TCC) ou da Monografia.
O
planejamento deve levar em consideração tanto o problema a ser investigado, a
sua natureza e situação e o espaço-temporal a ser analisada, quanto à natureza
e o nível de conhecimento, sobre o assunto.
·
CAPA
A capa é um elemento
opcional, segundo a NBR 14724/2011.
FOLHA DE ROSTO
·
A folha de rosto é um elemento obrigatório, segundo a NBR
14724/2011.
As
Listas, o Sumário, Espaçamento, Notas de Rodapé, Indicativos de Seção,
Paginação e Numeração seguem o modelo.

Os Elementos Textuais¹ constituem-se de:
¹Além das normas da ABNT, utilizou-se Marconi e Lakatos
(1991); Gil (2000); Stein (2008).
INTRODUÇÃO
A
introdução deve criar uma expectativa positiva e o interesse do leitor para a
continuação da análise de todo artigo. A introdução apresenta o assunto e
delimita o tema, analisando a problemática que será investigada, definindo
conceitos e especificando os termos adotados a fim de esclarecer o assunto.
Apresentação
concisa dos pontos relevantes de um documento. (ABNT NBR 6022/2003). Parte
inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os
objetivos da pesquisa e a metodologia utilizada para alcança-los.
PROBLEMA
O
problema de pesquisa normalmente envolve uma situação teórica ou prática para a
qual o pesquisador busca respostas ou soluções. Algumas condições se impõem
para que se determine o problema:
a) O problema deve ser concreto e apresentado de forma clara e
precisa;
b) Deve ser representativo sendo ainda possível de ser
generalizado;
c) Deve apresentar certa originalidade;
d) A população a ser pesquisada deve ser delimitada;
e) Deve ser formulado de forma interrogativa.
HIPOTESE
É
uma suposta resposta ao problema a ser investigado, poderá ser aceita ou rejeitada. Aparece de forma
explícita apenas nas pesquisas explicativas.
Nas
pesquisas descritivas, "logo após a formulação dos problemas procede-se à
especificação dos objetivos em lugar da apresentação das hipóteses. Já nas
pesquisas exploratórias, as hipóteses costumam aparecer como produto
final." (GIL, 2000, p. 52).
OBJETIVO GERAL
É o
que se pretende alcançar com a realização da pesquisa, deve iniciar sempre com
um verbo de ação no infinitivo tais como: analisar,
avaliar, averiguar, comparar, compreender, conhecer, demonstrar, desenvolver,
distinguir, estudar, expor, identificar, interpretar, observar, pesquisar,
testar e outros.
Não
fazer uso de verbos que deverão ser praticados a partir dos resultados (pois
neste momento do trabalho ainda não são conhecidos) como: conscientizar,
melhorar, inovar e outros.
OBJETIVO ESPECIFICO
Estes definem os aspectos que se pretende. Apresentam as
ações e etapas, planejadas, para que se possa atingir o objetivo geral. Devem
ser principiados com verbos de ação no infinitivo.
JUSTIFICATIVA
Relevância da pesquisa e suas possíveis contribuições
futuras. Descreve as razões em defesa do estudo a ser realizado e ainda
demonstra em que âmbito a pesquisa será realizada, ou seja, local, regional,
nacional ou internacional.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
A
fundamentação teórica recebe por vezes, diferentes designações, por exemplo, marco teórico, quadro referencial, quadro
teórico, embasamento teórico, revisão conceitual ou ainda aporte teórico.
É o
momento onde se constrói o arcabouço teórico que explicará o significado dos
fatos que se pretende investigar, é o aprofundamento do que se propõe a
estudar.
Deve
ser consistente e atualizada, devendo dar suporte a um conjunto de conceitos e
pressupostos teóricos que sustente a pesquisada. Salienta-se a necessidade de
indicação no texto das fontes utilizadas tanto as diretas quanto as indiretas.
METODOLOGIA
A Metodologia da Pesquisa ou Procedimentos Metodológicos ou,
ainda, Planejamento de Pesquisa é uma etapa de considerável importância na qual
o pesquisador delineará os passos, os métodos, as técnicas, bem como os
materiais, a definição da amostra/universo e a forma como serão coletados e
também tratados os dados.
METODO DE ABORDAGEM
A abordagem desde a coleta de dados, tabulação, análise e
interpretação dos dados pode ser: Quantitativa ou Qualitativa.
PESQUISA
Pode ser exploratória, descritiva ou
experimental/explicativa.
METODOLOGIA DA
PESQUISA
A Metodologia da Pesquisa ou Procedimentos Metodológicos ou,
ainda, Planejamento de Pesquisa é uma etapa de considerável importância na qual
o pesquisador delineará os passos, os métodos, as técnicas, bem como os
materiais, a definição da amostra/universo e a forma como serão coletados e
também tratados os dados.
TIPO DE METODO DA
ABORDAGEM
A abordagem desde a coleta de dados, tabulação, análise e
interpretação dos dados pode ser: Quantitativa ou Qualitativa.
PESQUISA
Pode ser exploratória, descritiva ou
experimental/explicativa.
DELINEAMENTO
Pode ser bibliográfico, documental, estudo de caso,
levantamento, pesquisa-ação, ou pesquisa histórica, entre outros.
COLETA DE DADOS
Pode ocorrer por meio de aplicação de questionário e/ou
entrevista e/ou observação e/ou pesquisa documental, técnicas mercadológicas,
medidas de opiniões e atitudes; história de vida; história oral e outros.
TRATAMENTO DOS DADOS
Pode
ocorrer por meio de análise estatística e/ou análise de conteúdo. Cabe ao
pesquisador indicar quais procedimentos serão adotados e organizá-los para
posteriormente analisá-los e interpretá-los.
RECURSOS
Envolvem
os recursos humanos, materiais e financeiros necessários à realização da
pesquisa
CRONOGRAMA
É a
descrição de cada uma das fases da pesquisa, acompanhadas das datas de sua
execução ou determinadas pelo orientador do projeto. Deve ser flexível e
possível de ajustes.
Sugestão de Cronograma:

REFERENCIAS
Elemento
obrigatório, elaborado conforme a ABNT NBR 6023/2002.
GLOSSARIO
Elemento
opcional, elaborado em ordem alfabética. ABNT NBR 14724/2005.
APENDICE
Elemento opcional. O(s) apêndice(s) são identificados por
letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.
Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos
apêndices, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto. ABNT NBR 14724/2005.
ANEXO
Elemento
opcional.
ESTRUTURA DO TCC
O Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC) ou a Monografia dividem-se em três partes: Introdução,
Desenvolvimento e Conclusão. Essas partes estão distribuídas em elementos
pré-textuais, textuais e pós-textuais, conforme a ABNT NBR 14724/2011.
Sugere-se que as monografias compreendam um mínimo de 45 páginas e o artigo um
mínimo de 12 e um máximo de 20 páginas.

FOLHA DE ROSTO
Elemento
obrigatório. A finalidade da folha de rosto é apresentar elementos essenciais à
identificação do Trabalho, como segue:
a) Na primeira linha da folha A4 o nome do(s) autor (es)
negrito, maiúsculo, centralizado e fonte normal;
b) Título centralizado a partir da 13ª linha após o(s) nome(s)
do(s) autores, maiúsculo, negrito e fonte normal;
c) Nota indicando a natureza acadêmica do trabalho (Monografia,
Trabalho de Conclusão de Curso), o objetivo (aprovação em disciplina, grau
pretendido e outros), o nome da instituição e área de concentração;
d) O nome do professor é
separado da nota por uma linha em branco;
e) Local (cidade) da instituição onde o trabalho será
apresentado;
f) Ano (algarismo arábico, centralizado na última linha).
EXEMPLO

EPIGRAFE
Epígrafe
Elemento
Opcional. Página na qual é feita a citação de um pensamento que, de certa
forma, embasou a gênese da obra. É colocado após os agradecimentos. Elaborados
conforme ABNT NBR 10520/2002.
Resumo na Língua Vernácula
Segundo
a ABNT NBR 6028/2003, o resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os
resultados e as conclusões do trabalho. Deve ser composto de uma sequência
corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos. Apresentando-se
em parágrafo único, utilizando o verbo na voz ativa e terceira pessoa do
singular e espaçamento simples. Quanto a sua extensão os resumos devem ter:
a) de 150 a 500 palavras para os de trabalhos acadêmicos (teses,
dissertações, projetos e outros) e relatórios técnico-científicos;
b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;
c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.
Abaixo
do Resumo devem figurar as palavras chave, precedidas da expressão
Palavras-chave e separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
Exemplo de Resumo:

Ilustrações
Elemento opcional. Deve ser elaborada de acordo com sua ordem no texto,
se necessário recomenda-se a elaboração de uma lista para cada tipo de
ilustração. Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas,
fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e
outros), sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra
designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em
algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma
breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser
inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto
gráfico. (ABNT NBR 14724/2011).
Exemplo:
