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quarta-feira, 14 de maio de 2014

3ª AULA > CONCEITO DE PROJETO

O que é Projeto:

Projeto é um plano para a realização de um ato e também pode significar desígniointençãoesboço.
Esta é uma palavra oriunda do termo em latimprojectum que significa “algo lançado à frente”. Por esse motivo, projeto também pode ser uma redação provisória de uma medida qualquer que vai ser realizada no futuro.
Um projeto de lei é uma proposta apresentada para ser discutida e convertida em lei. Consiste em um texto que é escrito e que para se transformar em lei, depende de aprovação.
Um projeto pode ser um plano geral de uma determinada obra, e é constituído por um conjunto de documentos que contêm as instruções e determinações necessárias para definir a construção de um edifício ou outra obra. Um projeto consta de peças desenhadas, memória descritiva, medições, orçamento e caderno de encargos. Um projeto final de uma obra deve conter todos os documentos técnicos necessários para a construção de um edifício ou a execução de uma outra obra.
Na filosofia existencial, um projeto é aquilo para que tende o homem e é constitutivo do eu verdadeiro.

Projeto de pesquisa

Projeto de pesquisa é um documento elaborado pelo pesquisador, no qual este apresenta as ideias centrais da pesquisa. No projeto de pesquisa devem ser abordadas áreas como o tema, formulação do problema, objetivos, metodologia adotada na pesquisa, etc.

Projeto social

Um projeto social é um plano ou um esforço solidário que tem como objetivo melhorar um ou mais aspectos de uma sociedade. Normalmente tem como objetivo ajudar um grupo mais desfavorecido ou discriminado (sem-abrigo, dependentes químicos, etc). Muitos projetos sociais são ONGs ou são criados por esse tipo de organização, com o objetivo de mudar uma realidade existente. Estas iniciativas potenciam a cidadania e consciência social dos indivíduos, envolvendo-os na construção de um futuro melhor.

PROJETO – ELABORAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA
Segundo a ABNT NBR 15287/2011 é parte integrante da pesquisa. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para os problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.
Para alcançar este objetivo é necessário fazer um planejamento utilizando-se o projeto de pesquisa que se constitui nos procedimentos e planos de ação do Trabalho Final de Conclusão de Curso (TCC) ou da Monografia.
O planejamento deve levar em consideração tanto o problema a ser investigado, a sua natureza e situação e o espaço-temporal a ser analisada, quanto à natureza e o nível de conhecimento, sobre o assunto.

·        CAPA
A capa é um elemento opcional, segundo a NBR 14724/2011.
FOLHA DE ROSTO
·         A folha de rosto é um elemento obrigatório, segundo a NBR 14724/2011.
As Listas, o Sumário, Espaçamento, Notas de Rodapé, Indicativos de Seção, Paginação e Numeração seguem o modelo.
Descrição: http://ava.grupouninter.com.br/tead/armando/html5/normas/image/cita21.jpg
Os Elementos Textuais¹ constituem-se de:
¹Além das normas da ABNT, utilizou-se Marconi e Lakatos (1991); Gil (2000); Stein (2008).

INTRODUÇÃO

A introdução deve criar uma expectativa positiva e o interesse do leitor para a continuação da análise de todo artigo. A introdução apresenta o assunto e delimita o tema, analisando a problemática que será investigada, definindo conceitos e especificando os termos adotados a fim de esclarecer o assunto.
Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. (ABNT NBR 6022/2003). Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e a metodologia utilizada para alcança-los.

PROBLEMA
O problema de pesquisa normalmente envolve uma situação teórica ou prática para a qual o pesquisador busca respostas ou soluções. Algumas condições se impõem para que se determine o problema:
a) O problema deve ser concreto e apresentado de forma clara e precisa;
b) Deve ser representativo sendo ainda possível de ser generalizado;
c) Deve apresentar certa originalidade;
d) A população a ser pesquisada deve ser delimitada;
e) Deve ser formulado de forma interrogativa.
HIPOTESE
É uma suposta resposta ao problema a ser investigado, poderá ser aceita ou rejeitada. Aparece de forma explícita apenas nas pesquisas explicativas.
Nas pesquisas descritivas, "logo após a formulação dos problemas procede-se à especificação dos objetivos em lugar da apresentação das hipóteses. Já nas pesquisas exploratórias, as hipóteses costumam aparecer como produto final." (GIL, 2000, p. 52).

OBJETIVO GERAL
É o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa, deve iniciar sempre com um verbo de ação no infinitivo tais como: analisar, avaliar, averiguar, comparar, compreender, conhecer, demonstrar, desenvolver, distinguir, estudar, expor, identificar, interpretar, observar, pesquisar, testar e outros.
Não fazer uso de verbos que deverão ser praticados a partir dos resultados (pois neste momento do trabalho ainda não são conhecidos) como: conscientizar, melhorar, inovar e outros.

OBJETIVO ESPECIFICO
Estes definem os aspectos que se pretende. Apresentam as ações e etapas, planejadas, para que se possa atingir o objetivo geral. Devem ser principiados com verbos de ação no infinitivo.



JUSTIFICATIVA
Relevância da pesquisa e suas possíveis contribuições futuras. Descreve as razões em defesa do estudo a ser realizado e ainda demonstra em que âmbito a pesquisa será realizada, ou seja, local, regional, nacional ou internacional.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

A fundamentação teórica recebe por vezes, diferentes designações, por exemplo, marco teórico, quadro referencial, quadro teórico, embasamento teórico, revisão conceitual ou ainda aporte teórico.
É o momento onde se constrói o arcabouço teórico que explicará o significado dos fatos que se pretende investigar, é o aprofundamento do que se propõe a estudar.
Deve ser consistente e atualizada, devendo dar suporte a um conjunto de conceitos e pressupostos teóricos que sustente a pesquisada. Salienta-se a necessidade de indicação no texto das fontes utilizadas tanto as diretas quanto as indiretas.

METODOLOGIA
A Metodologia da Pesquisa ou Procedimentos Metodológicos ou, ainda, Planejamento de Pesquisa é uma etapa de considerável importância na qual o pesquisador delineará os passos, os métodos, as técnicas, bem como os materiais, a definição da amostra/universo e a forma como serão coletados e também tratados os dados.

METODO DE ABORDAGEM
A abordagem desde a coleta de dados, tabulação, análise e interpretação dos dados pode ser: Quantitativa ou Qualitativa.

PESQUISA
Pode ser exploratória, descritiva ou experimental/explicativa.

METODOLOGIA DA PESQUISA
A Metodologia da Pesquisa ou Procedimentos Metodológicos ou, ainda, Planejamento de Pesquisa é uma etapa de considerável importância na qual o pesquisador delineará os passos, os métodos, as técnicas, bem como os materiais, a definição da amostra/universo e a forma como serão coletados e também tratados os dados.

TIPO DE METODO DA ABORDAGEM

A abordagem desde a coleta de dados, tabulação, análise e interpretação dos dados pode ser: Quantitativa ou Qualitativa.

PESQUISA

Pode ser exploratória, descritiva ou experimental/explicativa.

DELINEAMENTO
Pode ser bibliográfico, documental, estudo de caso, levantamento, pesquisa-ação, ou pesquisa histórica, entre outros.

COLETA DE DADOS
Pode ocorrer por meio de aplicação de questionário e/ou entrevista e/ou observação e/ou pesquisa documental, técnicas mercadológicas, medidas de opiniões e atitudes; história de vida; história oral e outros.

TRATAMENTO DOS DADOS

Pode ocorrer por meio de análise estatística e/ou análise de conteúdo. Cabe ao pesquisador indicar quais procedimentos serão adotados e organizá-los para posteriormente analisá-los e interpretá-los.

RECURSOS

Envolvem os recursos humanos, materiais e financeiros necessários à realização da pesquisa

CRONOGRAMA
É a descrição de cada uma das fases da pesquisa, acompanhadas das datas de sua execução ou determinadas pelo orientador do projeto. Deve ser flexível e possível de ajustes.

Sugestão de Cronograma:
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REFERENCIAS
Elemento obrigatório, elaborado conforme a ABNT NBR 6023/2002.

GLOSSARIO
Elemento opcional, elaborado em ordem alfabética. ABNT NBR 14724/2005.

APENDICE
Elemento opcional. O(s) apêndice(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto. ABNT NBR 14724/2005.

ANEXO

Elemento opcional.

ESTRUTURA DO TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou a Monografia dividem-se em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Essas partes estão distribuídas em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, conforme a ABNT NBR 14724/2011. Sugere-se que as monografias compreendam um mínimo de 45 páginas e o artigo um mínimo de 12 e um máximo de 20 páginas.


Descrição: http://ava.grupouninter.com.br/tead/armando/html5/normas/image/cita23.jpg





FOLHA DE ROSTO
Elemento obrigatório. A finalidade da folha de rosto é apresentar elementos essenciais à identificação do Trabalho, como segue:
a) Na primeira linha da folha A4 o nome do(s) autor (es) negrito, maiúsculo, centralizado e fonte normal;
b) Título centralizado a partir da 13ª linha após o(s) nome(s) do(s) autores, maiúsculo, negrito e fonte normal;
c) Nota indicando a natureza acadêmica do trabalho (Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso), o objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros), o nome da instituição e área de concentração;
d) O nome do professor é separado da nota por uma linha em branco;
e) Local (cidade) da instituição onde o trabalho será apresentado;
f) Ano (algarismo arábico, centralizado na última linha).















EXEMPLO
Descrição: http://ava.grupouninter.com.br/tead/armando/html5/normas/image/cita25.jpg


EPIGRAFE

Epígrafe

Elemento Opcional. Página na qual é feita a citação de um pensamento que, de certa forma, embasou a gênese da obra. É colocado após os agradecimentos. Elaborados conforme ABNT NBR 10520/2002.
                                                 

Resumo na Língua Vernácula

Segundo a ABNT NBR 6028/2003, o resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve ser composto de uma sequência corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos. Apresentando-se em parágrafo único, utilizando o verbo na voz ativa e terceira pessoa do singular e espaçamento simples. Quanto a sua extensão os resumos devem ter:
a) de 150 a 500 palavras para os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, projetos e outros) e relatórios técnico-científicos;
b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;
c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.
Abaixo do Resumo devem figurar as palavras chave, precedidas da expressão Palavras-chave e separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Exemplo de Resumo:

Descrição: http://ava.grupouninter.com.br/tead/armando/html5/normas/image/cita26.jpg



         Ilustrações

Elemento opcional. Deve ser elaborada de acordo com sua ordem no texto, se necessário recomenda-se a elaboração de uma lista para cada tipo de ilustração. Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico. (ABNT NBR 14724/2011).
Exemplo:
Descrição: http://ava.grupouninter.com.br/tead/armando/html5/normas/image/cita28.jpg