Plano de
negócios
(do inglês Business
Plan), também chamado "plano empresarial", é um documento que
especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está
iniciado.
Geralmente
é escrito por empreendedores, quando há intenção de se
iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing
interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser
seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá
ser.
De acordo
com o pensamento moderno, a utilização de planos estratégicos ou de negócios é
um processo dinâmico, sistémico, participativo e contínuo para a determinação
dos objetivos, estratégias e ações da organização; assume-se como um
instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e
externo e para contribuir para o sucesso das organizações. É uma ferramenta que
concilia a estratégia com a realidade empresarial. O plano de negócio é um
documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que
seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios.
O plano
de negócios também é utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de
risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.
Para E.
Bolson, plano de negócio "é uma obra de planejamento dinâmico que descreve
um empreendimento, projeta estratégias operacionais e de inserção no mercado e
prevê os resultados financeiros" . Segundo o mesmo autor, a
estratégia de inserção no mercado talvez seja a tarefa mais importante e
crucial do planejamento de novos negócios.